Vivemos em uma época em que é muito comum as pessoas gastarem bastante tempo manuseando os seus celulares. Seja na rua, em casa ou no trabalho, podendo, assim, interferir nas atividades do dia a dia e até diminuir o seu rendimento profissional.
Passar o tempo todo conversando ou trocando mensagens, falar alto ou escolher um toque barulhento são apenas alguns dos erros que os profissionais cometem ao utilizar o aparelho dentro da empresa. Portanto, é preciso saber usar o celular com sabedoria e controle, cultivando alguns cuidados, como:
- Mantenha–o no silencioso.Os toques e bipes de mensagens podem incomodar e até atrapalhar a concentração dos seus colegas de trabalho. Sem contar que pode acabar atrapalhando a sua própria.
- Só o use para ligações realmente importantes. Se necessário for, vá para um lugar reservado e seja o mais breve possível.
- Evite levar o celular para reuniões.Isso pode mostrar desinteresse e ainda pode acabar atrapalhando os demais.
- Tome cuidado com o uso demasiado das redes sociais no celular.Pode distraí-lo e ainda passar uma má imagem.
E atenção: o uso em excesso do telefone celular no ambiente de trabalho pode, além de prejudicar as atividades, ocasionar uma demissão por justa causa, caso a empresa tenha um código de conduta ou regulamento interno que proíba o uso do celular. Portanto, é preciso ter limites ao usá-lo dentro do ambiente de trabalho.
Por: Santusa Pereira Santana
Farmacêutica
Membro e Fundadora do Grupo de Farmacêuticos Atuantes em Oftalmologia de Minas Gerais
Especialista em Engajamento de Profissionais e Pacientes para o Uso Correto de Medicamentos e Cuidados Coordenados (Redes de Atenção) em Saúde