Por que meu trabalho interfere no trabalho dos meus colegas?

Em muitas situações, se pudéssemos decidir executar um trabalho sozinhos ou realizá-lo com outras pessoas, muitos iriam preferir fazê-lo sozinhos. Porém,  no dia a dia, é impossível trabalhar sozinho. E a todo momento você estará fazendo algo, porque alguém lhe solicitou, para que seja entregue a outro alguém. Por isso, tudo que você faz ou deixa de fazer, ou se faz em atraso ou mal feito, vai interferir em algum momento no trabalho de seu colega. Seja imediatamente, seja em um outro dia qualquer.

E diante dessa situação é que tratamos do trabalho em equipe, isto é, o foco no trabalho é conjunto. Pessoas com habilidades que se complementam, em busca de um objetivo comum, visando um único resultado, diferentemente do trabalho individual.

O colaborador que age somente pensando em seu trabalho, não se preocupando com outro, tem como premissa a ideia de que “cada um faz a sua parte” e não vê o resultado final. Além de se tornar um profissional  limitado, envolve-se com muita teoria e pouca prática, e acaba não respeitando o espaço do outro.

Faça diferente e comece a pensar e agir como equipe. Assim, o seu trabalho e o ambiente serão de:

  • Cooperação;
  • Comprometimento;
  • Confiança;
  • Uma ótima comunicação;
  • Compartilhamento de experiências, ideias e sentimentos.

Dessa maneira, cria-se ainda uma atmosfera de bom humor, entusiasmo e comprometimento, o que irá contribuir para que os objetivos da empresa sejam alcançados. E cada vez mais em equipe!


Por: Santusa Pereira Santana

Farmacêutica
Membro e Fundadora do Grupo de Farmacêuticos Atuantes em Oftalmologia de Minas Gerais

Especialista em Engajamento de Profissionais e Pacientes para o Uso Correto de Medicamentos e Cuidados Coordenados (Redes de Atenção) em Saúde