O principal objetivo de toda empresa e de todo profissional, no exercício de suas atividades, deve ser o cuidado com seus clientes. Nesse sentido, é preciso ter em mente que, mais importante do que focar na visão do cliente, é procurar ter a visão dele; e mais importante do que captar novos clientes, é fidelizar e manter os clientes atuais.
Para fidelizar clientes é preciso desenvolver ações proativas, buscando sempre prevenir os problemas e identificar novas necessidades.
Existem 4 momentos em que o engajamento pode acontecer:
1º – O AGENDAMENTO
Ao procurar um estabelecimento de saúde o cliente espera, além de um atendimento atencioso e eficiente, disponibilidade e flexibilidade de horários. É importante que os telefones estejam funcionando bem e que se tenha alguém disponível também para o atendimento presencial.
2º – A HORA DA ESPERA
É nesse momento que o cliente, enquanto espera para ser atendido, poderá avaliar o ambiente como um todo. Por isso, a sala da espera deve ser bastante agradável: utilize um fundo musical suave, cuide da limpeza e organização do ambiente, disponibilize chá, água, café, revistas de conteúdo relevante e atual e até mesmo internet para os clientes. Lembre-se de que um ambiente que não agrada, também não atrai.
3º – A CONSULTA
Sem dúvida, é o ponto principal do engajamento, pois é onde de fato acontece o maior contato com o cliente. Neste momento é possível conhecer sua real necessidade e ajudá-lo. Sendo assim, o cliente deverá se sentir acolhido e confiante em relação às informações prestadas pelo médico.
4º – PÓS CONSULTA
Além da consulta de retorno, existem outras formas de manter o contato com o cliente. Se possível, acompanhe como anda seu tratamento, se ele possui alguma dúvida, sugestão ou reclamação em relação à sua experiência na instituição.
Siga as dicas e engaje seus clientes.