Palavra do Presidente

O que esperar de 2017?

Na última edição, fizemos um balanço do ano de 2016 e dos primeiros meses da atual gestão. Falamos dos nossos principais projetos: as revisões de literatura, os weebmeetings, as modificações no site e no aplicativo, a volta dos simpósios da ABCCR / BRASCRS, a organização do congresso brasileiro 2017, a reforma editorial e gráfica da Oftalmologia em Foco.

E mencionamos o quanto todos esses projetos vêm contando com a ajuda de inúmeros colaboradores, aos quais nós, da ABCCR / BRACRS, só temos a agradecer e reconhecer.

Em meio a tanta instabilidade política e econômica em nosso país – especialmente em alguns estados, talvez, nunca tenhamos escutado tanto a palavra “crise” como em 2016.

Isso nos faz perceber o quanto nossa instituição soube contornar o cenário macroeconômico e conservar sua capacidade de empreender, inovar e crescer, a ponto de ampliarmos o espaço físico da nossa sede, no Rio de Janeiro – conforme nota informativa que pode ser conferida na seção Oftalmologia em Notícia desta edição.

Estamos ainda planejando para 2017 um grande evento, o IX Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa, com excelentes expectativas de inscritos, produção e resultados.

A grade científica atualizada também pode ser conferida nesta edição. Embora ela ainda tenha o status de “provisória”, já está bem próxima da programação definitiva.

Na última edição de 2016, fizemos ainda um agradecimento muito especial a nossos colaboradores. Aproveito, inclusive, para fazer um complemento, estendendo esses agradecimentos aos nossos diretores de Comunicação, Breno Barth e João Marcelo Lyra; e aos membros das comissões de relacionamento com a ASCRS: Jonathan Lake, Cláudio Trindade e Cláudia Francesconi.

A João Marcelo Lyra e Claudia Francesconi, agradecemos ainda pela participação na comissão de relacionamento com a ESCRS e pela elaboração, junto ao Grupo Português de Cirurgia Implanto- Refractiva (CIRP), da participação da ABCCR / BRASCRS e da Sociedade Portuguesa no Congresso da ESCRS de 2017, que acontece em Lisboa.

Nesta Oftalmologia em Foco, a primeira de 2017, gostaria de fazer um agradecimento especial também aos nossos associados.

Em nossa profissão, seja em momentos de crise ou de estabilidade; e conseguindo ou não nos proteger de um macro-contexto desfavorável, nós, médicos, temos que estar sempre disponíveis

e preparados. A função de uma entidade que nos encaminha para a constante atualização e educação continuada é, portanto, fundamental. E a BRASCRS sabe bem o tamanho da responsabilidade que carrega.

Agradecemos, dessa maneira, a confiança depositada em nós, ao nos legitimar e ao nos ajudar a garantir que o Brasil produza, discuta e forme profissionais de excelência em Catarata e Refrativa, mesmo em momentos difíceis.

E o que esperar do ano que se inicia?

Esperamos que seja um ano melhor para o Brasil e para o mundo.

Conscientes de que estamos nos esforçando para contribuir da melhor maneira possível.

Feliz 2017.

Pedro Paulo Fabri
Presidente da ABCCR/BRASCRS