Comunicado Destaques

Melhores práticas na indicação de lentes intraoculares

A Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR) vem informar e orientar a todos os médicos da subespecialidade de catarata e cirurgia refrativa, associados ou não, acerca das melhores práticas na indicação de lentes intraoculares (LIOs).

O médico assistente tem o dever de esclarecer ao paciente acerca das diferentes características das LIOs premium e básicas, de modo a permitir maior participação e qualidade na tomada de decisão (art. 24 do Código de Ética Médica).

As informações não devem favorecer determinada marca ou fabricante ou, ainda, conduzir intencionalmente à requisição de prótese mais custosa, sob pena de configurar infração ética.

De igual modo, não compete ao médico interceder para convencer o paciente de que as LIOs básicas seriam de qualidade ruim, visto que foram devidamente aprovadas e registradas para estes fins junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A ABCCR esclarece que defende o exercício digno e ético da profissão e que não coaduna com práticas que violem o disposto no Código de Ética Médica e nos entendimentos firmados pelo CBO, CFM, AMB, ANS e ANVISA.

Atenciosamente,

ABCCR